Principal > Institucional > Planejamento e Gestão > Certificado ISO 9001
Certificação da ISO 9001

 

     A ideia de certificar o Sistema de Gestão do TCE, segundo a Norma ABNT ISO 9001:2000, nasceu por ocasião da elaboração do Planejamento Estratégico, cujo objetivo foi atingido em dezembro de 2004.

    Esta certificação significa que o TCE mantém um sistema que segue as melhores práticas de gestão do mundo.

 

    O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul é o primeiro a certificar todos os processos, ou seja, o Sistema de Gestão está implementado em todas as Unidades. Assim, o escopo da auditoria está definido como: "Exercer o controle externo, através da fiscalização dos recursos públicos do Estado e dos Municípios do Rio Grande do Sul".

 

    Dentre os benefícios já alcançados com o desenvolvimento deste processo, destacam-se:

 

    • a elaboração do planejamento;
    • a definição de responsabilidade para o atingimento das diretrizes;
    • o desdobramento das diretrizes,
    • através dos respectivos planos de ação e cronogramas de desenvolvimento;
    • a descrição dos processos e padronização das tarefas consideradas críticas, para evitar erros;
    • a definição e criação de indicadores de desempenho; e
    • a criação do padrão das reuniões gerenciais de acompanhamento.

 

    Atualmente, grande número de instituições públicas, em todas as esferas de governo, está buscando a adoção de melhores práticas. Qual a importância deste procedimento na esfera pública?

 

    De fato, a iniciativa privada busca a certificação por exigência do cliente, que quer a garantia de que o produto gerado ou o serviço prestado pela empresa atendam aos requisitos internacionais de qualidade. Para o serviço público, a ISO pode ser vista como uma importante ferramenta porque introduz o conceito de processo 'induz a pensar o que fazemos, para quem fazemos e por que fazemos'. Também requer o envolvimento direto da alta administração do órgão, que começa com o pensamento estratégico, envolvendo as análises dos ambientes interno e externo, dos principais indicadores e estabelecendo a harmonia destes com os objetivos a serem alcançados.

 

    Com a descrição dos processos acontece, também, o envolvimento do funcionário porque percebe que está inserido no sistema, abandonando a visão restrita ao desenvolvimento de sua tarefa e começando a visualizar o processo como um todo.

 

    Assim, o serviço público, antes tido como lento e burocrático, é visto desempenhando sua missão de acordo com modernos sistemas de gestão, buscando a melhoria contínua de seus processos e, com isto, prestando melhor serviço à sociedade gaúcha.

 

Assessoria de Gestão e Controle Interno (agci@tce.rs.gov.br)


Veja o Certificado do TCE-RS na norma ISO 9001:2015
Sobre o Portal TCE-RS:

Termos de Uso | Privacidade | Acessibilidade | Mapa do Site
Palácio Flores da Cunha - Rua Sete de Setembro, 388
Centro Histórico - CEP 90010-190 - Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3214-9869 - Atendimento
(51) 3214-9700 - Telefonista   
0800-541 98 00 - Ouvidoria    
Horário de Atendimento: das 10h às 18h
© 2010 TCE-RS - Todos os direitos reservados Conteúdo disponível sob uma Licença Creative Commons Licença Creative Commons