TCE-RS firma cooperação com Secretaria Estadual de Educação sobre transporte público

Publish Date: 25-OCT-2018 09:06 AM
Foto Noticia O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) firmou um termo de cooperação técnica com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) referente ao software de gestão do transporte escolar implementado pela pasta ano passado. A assinatura ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), na sede do TCE-RS, em Porto Alegre.

O presidente do Tribunal, conselheiro Iradir Pietroski, assinou o documento que tem o objetivo de acompanhar a utilização do software nos Municípios integrantes do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no RS. Para o conselheiro, a parceria fortalece as boas práticas na gestão pública e auxilia a fiscalização externa. “Com mecanismos como este, é possível reduzir custos operacionais para o gestor e contribuir para as auditorias do Tribunal de Contas”, disse.

Durante o encontro, o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, salientou que é necessário acompanhar os avanços tecnológicos em todas as áreas e que o software tem ajudado nos trabalhos da Secretaria. Krummenauer também agradeceu o apoio do TCE-RS.

A reunião também contou com a presença do diretor do Departamento das Coordenadorias Regionais da Seduc, Carlos Norberto França, da chefe de gabinete da Seduc, Vivian Tessari, do diretor-geral do TCE-RS, Sandro Borba, diretor administrativo, José Alaor Silveira, diretor de controle e fiscalização, Claudio Koskodan, vice-diretor da Escola do TCE-RS, Renato Lauris, e dos auditores públicos externos Valtuir Pereira Nunes e Andrea Mallmann.

Sobre a ferramenta

A implantação do software de gestão do transporte escolar permitiu à Secretaria da Educação conhecer o custo de cada trajeto percorrido diariamente por ônibus e vans que realizam o transporte de alunos da zona rural do Estado. Ao todo são 468 municípios gaúchos que fazem parte do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate).

Sabrina Stieler – Assessoria de Comunicação Social

Audiodescrição: A fotografia é da sala da presidência do Tribunal de Contas. Na imagem, aparece parte da mesa de reuniões, onde estão sentados, ao seu redor, o presidente do TCE-RS, Iradir Pietroski, o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, o diretor do Departamento das Coordenadorias Regionais da Seduc, o diretor-geral do TCE-RS, Sandro Borba, e o diretor administrativo, José Alaor Silveira. Sobre a mesa estão os documentos do termo de cooperação que são assinados no momento da foto. Ao fundo da cena há uma parede de cor branca com um quadro pendurado ao centro (fim da descrição).