Institucional
Institucional









Histórico
Atividades
Organização
MPE na Universidade
Legislação

O Ministério Público de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, ciente da necessidade de reavaliar sua orientação estratégica frente às emergentes demandas da Administração Pública, buscou aperfeiçoar o Sistema de Gestão seguindo as práticas reconhecidas como de excelência na gestão, como decorrência da intensificação da atuação institucional do MPC.


O Sistema de Gestão do MPC contempla todos os elementos relacionados à definição da identidade organizacional (Missão, Visão, e Valores) e da Política da Qualidade. O Planejamento Estratégico é elaborado a partir do diagnóstico organizacional, contemplando, ainda, os elementos relacionados à satisfação do cliente, à avaliação do produto e ao desenvolvimento de um sistema de gestão de pessoas, com foco na melhoria contínua dos processos e na busca de uma atuação seja cada vez mais ágil e eficiente. 


Identidade organizacional do MPC

.: Missão :.


Promover, em prol do interesse público, a defesa da ordem jurídica, emitindo pareceres e propondo, perante a Corte de Contas, os demais órgãos de controle e a Administração, a adoção de medidas protetivas da juridicidade, da probidade e da eficiência da gestão governamental.

 .: Visão :.

Ser uma instituição com legitimidade reconhecida pela sociedade por sua atuação efetiva no controle externo da Administração Pública.

.: Valores :.

Os valores identificados e definidos para o MPC são:

  • Aprendizagem, com vistas à ampliação da base de conhecimento individual, de equipes e corporativa do MPE, mediante a realização de cursos de treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências.
  • Eficácia, a partir da ênfase das ações de gestão orientadas para a consecução dos resultados finalísticos operacionais e estratégicos.
  • Eficiência, pela busca de crescentes níveis de produtividade das pessoas e utilização racional dos recursos disponíveis.
  • Ética, como valor fundamental de trabalho e relacionamento.
  • Juridicidade, mediante a concentração de esforços orientados para uma atuação pautada por uma perspectiva principiológica e substancialista de posicionamento, em sintonia com o ordenamento jurídico.
  • Melhoria contínua, pelo investimento em ações de incentivo à inovação capazes de racionalizar os processos de trabalho, com vistas a uma atuação mais célere.
  • Proatividade, a partir da concentração de esforços na antecipação de demandas e identificação de novos perfis de produto da ação do MPE.
  • Probidade Administrativa, pela atuação pautada por valores que evidenciam a integridade do caráter das pessoas.

.: Política da Qualidade :.

Promover a melhoria contínua de seus processos para que a sua atuação seja cada vez mais ágil e eficiente.